Os eleitores da Enquete Stanley Kubrick - Os TRÊS filmes de sua preferência, indicaram:
Primeiro lugar, com 69%: A
laranja mecânica (A clockwork orange, 1971).
Segundo lugar, com 59%: 2001 — Uma odisseia no espaço (2001:
A space odyssey, 1968).
Terceiro lugar, com 40%: O iluminado (The shining, 1980).
Quanto aos
demais títulos:
Quarto
lugar, com 30%: Dr. Fantástico (Dr. Strangelove or: How I learned to stop
worrying and love the bomb, 1964).
Quinto lugar, com 21%: De olhos bem fechados (Eyes
wide shut, 1999).
Sexto
lugar, empatados com 16%: Nascido pra matar (Full
metal jacket, 1981) e Spartacus (Spartacus, 1960).
Sétimo
lugar, empatados com 4%: Barry Lyndon (Barry Lyndon, 1975), Lolita
(Lolita,
1962), Glória feita de sangue (Paths of glory, 1957) e O
grande golpe (The killing, 1956).
Não
receberam votos A morte passou perto (Killer's kiss, 1955) e Medo
e desejo (Fear and desire, 1953).
Gostaria de escrever alguma resenha ou ensaio sobre filmes do diretor para publicação no blog? Caso sim, entre em contato via comentários a este post para receber orientações sobre o envio do texto com o português devidamente revisado, seu nome completo para a devida identificação da autoria e três ou quatro fotografias do filme abordado para ilustração da matéria.
Eugenio,
ResponderExcluirGosto do trabalho e da mente poderosa do Kubrick.
Os 3 filmes dele que prefiro são; Spartacus, O Grande Golpe e Lolita.
jurandir_lima@bol.com.br
Olá, Jurandir,
ExcluirAcredito que o filme do Kubrick que mais aprecio seja "Dr. Fantástico". "O grande golpe" é um filmaço, meio que influenciado por "O segredo das joias" de John Huston na humanização dos marginais. "2001: uma odisseia no espaço" tem lugar especial na minha lista de apreços.
Abraços.
Olá!
ResponderExcluirEis o que acho de cada filme de Kubrick. Na frente dos títulos tem a minha nota.
A Morte Passou Perto (1955): 2½
O Grande Golpe (1956): 3½
Spartacus (1960): 5
Lolita (1962): 4
Dr. Fantástico (1964): 3
2001: Uma Odisséia no Espaço (1968): 2½ ou 5. Abertura espetacular, depois fica um tanto monótono e excessivamente hermético.
Laranja Mecânica (1971): o roteiro é apologia da violência insana. Nunca deveria ter sido feito, pois penso que instiga mentes fracas a cometerem atos semelhantes na vida real.
Barry Lyndon (1975): 5
O Iluminado (1980): 2
Nascido para Matar (1987): 5
De Olhos Bem Fechados (1999): não gosto do roteiro; a direção é ótima. Não dei nota na época.
Acima de todos os outros, uma das obras-primas da história do cinema:
Glória Feita de Sangue (1957)
Ok, Hildebrando. Obrigado por suas cotações.
ExcluirAbraços.