domingo, 19 de abril de 2015

HENRY HATHAWAY ESCALA TYRONE POWER COMO UM JAMES BOND 'AVANT LA LETTRE'

A guerra fria estava em seus primórdios quando o sempre bom e confiável diretor Henry Hathaway realizou Missão perigosa em Trieste (Diplomatic courier, 1952). Certamente, é um dos primeiros filmes a por em pauta o de certo modo datado conflito ideológico entre Leste e Oeste. O que se vê é uma aventura mirabolante e entretenimento de primeira ordem, com filmagens em locações, assassinatos, desaparecimentos, mulheres fatais, correrias por cidades europeias e um misterioso plano de expansão comunista elaborado pela União Soviética. Tyrone Power interpreta Mike Kells, funcionário do corpo diplomático do Departamento de Estado dos EUA. Escalado para missão de rotina na Europa, é, por força das circunstâncias, envolvido numa trama de espionagem de proporções internacionais. O ápice da aventura é na italiana Trieste, entreposto de agentes secretos das mais variadas procedências e tendências. A ação contínua, as reviravoltas e mulheres perigosas antecipam em dez anos as aventuras cinematográficas de James Bond.






Missão perigosa em Trieste
Diplomatic courier

Direção:
Henry Hathaway
Produção:
Casey Robinson
20th Century-Fox
EUA — 1952
Elenco:
Tyrone Power, Patricia Neal, Stephen McNally, Hildegarde Neff, Karl Malden, James Millican, Stefan Schnabel, Herbert Berghof, Arthur Blake, Helene Stanley, Michael Ansara e os não creditados Sig Arno, Charles Bronson, Monique Chantal, Peter Coe, Russ Conway, Lawrence Dobkin, Dabbs Greer, Lumsden Hare, Charles La Torre, Alfred Linder, Hugh Marlowe, Lee Marvin, Tyler McVey, Nestor Paiva, Tom Powers, Stuart Randall, Mario Siletti, Ludwig Stössel.



Henry Hathaway entre John Ford e o produtor Bernard Smith em 1961, durante as filmagens de A conquista do Oeste (How the West was won), realização conjunta de Ford, Hathaway e George Marshall.


Do baú de recordações da guerra fria emerge Missão perigosa em Trieste, provavelmente uma das primeiras produções hollywoodianas a tematizar o conflito. Visto hoje, 60 anos após realizado, ainda prende a atenção, além de se revelar como primo distante das aventuras cinematográficas de James Bond vindas à luz quando a polarização entre “mundo livre” e “cortina de ferro" tinha plena sustentação. O tema está datado, é certo. Mas tal não significa o envelhecimento dessa obra de Henry Hathaway como espetáculo fílmico. O suspense, as intrigas, reviravoltas, perseguições, externas, interpretações, a magnífica fotografia em preto-e-branco de Lucien Ballard e direção firme e precisa são alguns atributos que mantêm de pé o interesse por Missão perigosa em Trieste.


Nos atuais tempos de dissolução, como anda a reputação de Henry Hathaway? Ainda é lembrado? Seu valor começou a ser notado na década de 30. Desenvolveu carreira discreta e sólida nas temporadas seguintes, a ponto de estendê-la além dos desmistificadores anos 60. Competente, talentoso e também seguro acerca do lugar que ocupava na linha de produção do sistema de estúdios, Hathaway tinha ciência do tamanho das suas possibilidades. Conhecia os terrenos nos quais pisava e não ultrapassava limites. Não era um rebelde como John Ford. Este ficou famoso não apenas pelas brigas com produtores, como pelas opiniões ferinas a eles endereçadas. Porém, se Hathaway foi aparentemente um conformado, isso não lhe retira o mérito de ser um dos grandes diretores da era dourada de Hollywood. Por outro lado, quantos como ele conseguiram sobreviver no mesmo nível de competência às ruínas desse período?


Os personagens de seus filmes são, acima de tudo, indivíduos, não no sentido de seres que tudo podem, apartados de situações e circunstâncias. Equiparam-se ao diretor em seus atributos e qualidades. Fazem o que podem, sejam seres extraordinários ou comuns, fincados nos limites das coordenadas existenciais que os amparam e absorvendo os impactos de dilemas morais decorrentes das opções que tomam. São humanos, demasiadamente. Sentem o peso dessa condição, ainda mais quando de suas decisões dependem a segurança e o bem estar de terceiros. Dois bons exemplos dessa sina do indivíduo, na filmografia de Hathaway, apresentam-se em Almas ao mar (Souls at sea, 1937) e Sublime devoção (Call Northside 777, 1948). No primeiro, Taylor (Gary Cooper), em nome da sobrevivência de alguns náufragos, provoca a morte de outros em igual situação, impedindo-os de entrar no escaler lotado, ameaçado de ir a pique. No segundo, o repórter J. P. McNeal (James Stewart), contrariando fatos que pareciam sólidos, prova, depois de muitas idas e vindas, a inocência de um condenado.


Os indivíduos muito humanizados de Hathaway estão distribuídos pelos mais diversos gêneros. Ele transitou em praticamente todos, com destaque para melodramas — Amor sem fim (Peter Ibbetson, 1935), Torrentes de paixão (Niagara, 1953); aventuras de capa e espada — O Príncipe Valente (Prince Valiant, 1954), A rosa negra (The black rose, 1950); guerra — A raposa do deserto (The Desert Fox: the story of Rommel, 1951), Uma asa e uma prece (Wing and a prayer, 1944); aventuras coloniais — Lanceiros da Índia (The lives of a Bengal Lancer, 1935), A verdadeira glória (The real glory, 1939); policiais — O beijo da morte (Kiss of death, 1947), Sete ladrões (Seven thieves, 1960); thrillersA 23 passos da rua Baker (23 paces to Baker Street, 1956), Envolto nas sombras (The dark corner, 1946); e westerns — Correio do inferno (Rawhide, 1951), Jardim do pecado (Garden of evil, 1954), Caçada humana (From hell to Texas, 1958), Os filhos de Katie Elder (The sons of Katie Elder, 1965), Nevada Smith (Nevada Smith, 1966), Bravura indômita (True grit, 1969).


Mike Kells, interpretado por Tyrone Power, é um espião improvisado


Henry Hathaway é um dos precursores da espionagem política no cinema. Antes de se arriscar com Missão perigosa em Trieste, conheceu o terreno com A casa da Rua 92 (The house on 92th Street, 1945) — veículo de divulgação para o FBI, realizado com a colaboração da agência. O estilo semidocumental desse filme voltaria em 13 Rua Madeleine (13 Rue Madeleine, 1947), sobre o envolvimento do Serviço Secreto dos Estados Unidos com a resistência francesa no combate ao nazismo.


Tyrone Power é Mike Kells, membro do corpo diplomático do Departamento de Estado em Missão perigosa em Trieste. Enviado a Paris para uma atividade de aparência rotineira, envolve-se em intriga de espionagem com proporções internacionais. É conduzido por diversos meios às cidades de Salzburgo (Áustria), Bucareste (Romênia) e Trieste (Itália) em busca das informações sobre um plano de expansão comunista pela Europa, guardadas desde a União Soviética pelo colega Sam Carew (Millican) e desaparecidas após seu assassinato a bordo do Orient Express. Convencido pelo Coronel Mark Cagle (McNally) das forças estadunidenses de ocupação em solo europeu, Kells se passa por espião na tentativa de recuperar os documentos. Acredita que estão com a enigmática Janine Betki (Neff), que Carew contactou no trem. A busca o leva a Trieste, entreposto de espiões de todas as procedências e tendências. Agentes da KGB aí estão, buscando as mesmas informações. Enquanto Kells levanta pistas, a fatal estadunidense Joan Ross (Neal), sua companheira de viagem no trecho Paris-Salzburgo, reaparece como agente a soldo dos soviéticos.


Mike Kells  (Tyrone Power) na busca por um plano secreto de expansão comunista

Patrícia Neal como a agente Joan Ross

Hildegarde Neff como a enigmática Janine Betiki


Difícil também será acreditar em Janine. Quando encontrada, apresenta-se como fugitiva da URSS e companheira de Carew. As reviravoltas não param. Envolvem tentativas de assassinato e perseguições por becos, ruínas, bares e vielas escuras. O relógio de Sam Carew surge como componente fundamental da intriga. Em seu interior estão os dados que faltam à solução do caso. Ao final, quase eliminado pela KGB e ciente da confiabilidade de Janine, Kells consegue resgatá-la do inimigo. O filme termina com ambos estirados ao lado da via férrea, apaixonados. Ele diz: “É a primeira vez que a vejo como garota”. Esse comentário remete o espectador à comédia Ninotchka (Ninotchka, 1939), de Ernst Lubitsch, na qual Greta Garbo, uma assexuada agente soviética em Paris, revela aos poucos sua porção feminina à medida que é envolvida na sedução do bon vivant capitalista vivido por Melvyn Douglas. O perfil, as roupas e o sotaque de Janine lembram a personagem de Garbo. Porém, se Ninotchka é uma referência, O terceiro homem (The third man, 1949) é outra. As influências dessa obra mestra de Carol Reed transparecem principalmente na composição, no enquadramento e na iluminação.


Imagem promocional: Janine Betiki (Hildegarde Neff) e Mike Kells (Tyrone Power)


Filmado em locações (Salzburgo, Trieste, Veneza), Missão perigosa em Trieste valoriza esse esforço de autenticidade via fotografia de Lucien Ballard. Seguramente, é um dos trunfos do filme. O elenco também não deixa a desejar. O normalmente menosprezado Tyrone Power (Inácio Araújo, crítico de cinema da Folha de São Paulo que o diga!) está convincente como espião improvisado. Sem esquecer que o ator esteve bem sob as ordens de Henry King — Jesse James (Jesse James, 1939), O cisne negro (The Black Swan, 1942), O capitão de Castela (Captain from Castile, 1947) e O favorito dos Bórgia (Prince of foxes, 1947); Rouben Mamoulian — A marca do Zorro (The mark of Zorro, 1940) e Sangue e areia (Blood and sand); Edmundo Goulding — O fio da navalha (The razor’s edge, 1946); e do próprio Henry Hathaway — O correio do inferno.


Na mira da arma, Mike Kells (Tyrone Power) e Janine Betki (Hildegard Knef, creditada como Hildegarde Neff)


Patricia Neal e Hildegarde Neff oferecem pelo Ocidente e Oriente, respectivamente, exemplos cinematográficos bem acabados de mulheres fatais. Karl Malden está particularmente divertido como o sargento Ernie Guelvada, um providencial anjo protetor de Mike Kells. Em início de carreira aparecem os não creditados Lee Marvin — policial em Trieste — e Charles Bronson — agente soviético que entra mudo e sai calado.


Ernie Guevada (Karl Malden) e Mike Kells (Tyrone Power)


Missão perigosa em Trieste não decepciona como filme de ação, mistério e suspense, ainda mais se o espectador situá-lo devidamente à época em que foi realizado. A encenação do jogo de gato e rato no Orient Express revela os talentos da direção de Hathaway e da montagem a cargo do futuro realizador James B. Clark. A perseguição ao táxi que conduz Kells a Trieste nada ficaria a dever a Bullit (Bullit, 1968), de Peter Yates, se essa fosse uma produção dos anos 50. O assassinato por atropelamento de Cherenko (Linder), o vendedor de relógios, oferece bom momento de tensão em filmagem noturna.


Janine Betki (Hildegard Knef, creditada como Hildegarde Neff) no perigoso jogo de espiões


Num raro instante de descontração, Kells — na plateia de uma casa noturna em Trieste — assiste a quadros satirizando Carmen Miranda e Margo Channing. A primeira — contratada da 20th Century-Fox, companhia produtora do filme — dispensa maiores comentários. A segunda é a personagem de Bette Davis em A malvada (All about Eve, 1950), de Joseph L. Mankiewicz — um dos maiores sucessos da empresa no período —, no momento em que pronuncia “Apertem os cintos, pois a noite será turbulenta”. Esses famosos dizeres praticamente alertam o espectador para a ação contínua de Missão perigosa em Trieste.





Roteiro: Casey Robinson, Liam O'Brien, baseados na novela Sinister errand, de Peter Cheyney. Música: Sol Kaplan. Direção de fotografia (preto-e-branco): Lucien Ballard. Montagem: James B. Clark. Direção de arte: John De Cuir, Lyle R. Wheeler. Decoração: Thomas Little, Stuart A. Reiss. Figurinos: Eloise Jensson. Maquiagem: Ben Nye, Lynn F. Reynolds (não creditado). Gerente de unidade de produção: Abe Steinberg (não creditado). Direção de segunda unidade: Stanley Goldsmith (não creditado), Bert Leeds (não creditado). Assistentes de direção: Gerd Oswald (não creditado), Don Torpin (não creditado). Contrarregra: Don B. Greenwood (não creditado). Som: W.D. Flick, Roger Heman Sr. Efeitos especiais fotográficos: Ray Kellogg. Direção de guarda-roupa: Charles Le Maire. Supervisão de guarda-roupa: Sam Benson (não creditado). Aprendiz de montagem: Lyman Hallowell (não creditado). Direção musical: Lionel Newman. Orquestração: Edward B. Powell. Dublê de Tyrone Power: Jack Clinton (não creditado). Sistema de mixagem sonora: Western Electric Recording. Tempo de exibição: 97 minutos.


(José Eugenio Guimarães, 2012)